Palavra a palavra -oficina de escrita

Respirar pelas palavras é o nosso maior desafio!

segunda-feira, 31 de janeiro de 2022

3º DESAFIO DE JANEIRO - DIÁLOGO NO ELEVADOR

 

 Descobre qual a regra ou orientação a que todos estes diálogos obedecem na sua forma!

O tema é igual para todos: duas pessoas amigas que acabaram de se zangar ficam fechadas no elevador! Antes de se resolver a avaria, fazem as pazes. Cada um dos diálogos respeita uma regra comum a todos. Adivinha qual!

Fernanda Vicentini, nº6, 6º1ª

F - Fogo! Por tua culpa estamos presos no elevador!

E – Estou cansada de ti!

R – Raios, és mesmo chata.Lembras-te daquela vez em que me empurraste e eu..

N –Não venhas com histórias.

A – Ai! Esqueci-me de tomar os comprimidos.

N – Não interessa!

D – D3esculpa…

A – Ah…eu perdoo-te . Olha a porta abriu!


V – Vicente, para quieto!

I – Irritas-me demais!

C – Cala-te lá!

E  - Eu não me vou calar

N – Não sejas chato! Peço desculpa…

T – Também eu, peço desculpa!

I  - Inspira, vai correr tudo bem.

N- Não, tenho traumas de ficar preso no elevador.

I – Iupi! A porta do elevador abriu-se!


Francisca, nº8, 6º1ª


F – Foste tu que fechaste a porta!

R – Raios! Porque é que estás contra mim?

A – Ah! Agora estás a dizer que a culpa é minha!

N – Não  estou não, tu é que me empurraste!

C – Claro! Eu só te  bati porque tu me empurraste..

I – Impressionante! O elevador abriu

S – Se calhar a culpa não é tua

C – Concordo. Desculpa.

A – Ah, pois, desculpa!


Diogo Machado, nº5, 6º1ª

D - Diz-me, agora o que fazemos?

I - Isso ainda estou a pensar!

O - Olha, prometi à minha mãe que ia buscar o meu irmão à escola.

G – Grande confusão! Para ires buscar o teu irmão temos de sair daqui primeiro…

O – Oh, como é que saímos daqui?


M – Mas queres fazer as pazes?

A – Acho que é melhor!

C – Carrega no botão…

H – Haverá outra maneira de sairmos daqui?

D -  Deus me ajude!

O – O botão abriu a porta!


Gonçalo Pinto, nº10, 6º1º  

G – Guilherme, porque é que carregaste no botão de parar o elevador?

0 – Oh, est6ás a gozar comigo? Que eu saiba tu é que estás do lado dos botões.

N – Não, não, olha para trás.

C  - Caramba, tens razão!

A – Ah, pois! Tenho sempre razão!

L – Lá isso é verdade! Mas espera, que horas são?

O – Olha, também não tenho horas…


Clara Bento, nº2, 6º1ª

C - Com esta é que eu não esperava.

L - Logo agora que estamos assim zangadas , isto acontece!

A - Agora é que eu não vou ver o meu programa favorito!

R - Raios, e eu não vou poder passear a minha cadela…

A – Ah ! E agora? Eu não aguento mais ouvir-te!


B – Bem, também não quero estar aqui contigo.

E – É…olha     , lembras-te quando nos conhecemos? E quis ser tua amiga , desculpa…

N – Não faz mal, agora está tudo bem.

T – Tudo, tudo, não, ainda estamos aqui presas.

O – O Oh, pois é….espera lá, olha que a porta está a abrir!

 

Clara Santos Alves, nº3, 6º1ª

C-Carregaste no botão outra vez!

L-Lá vais tu acusar-me outra vez..

A-Agora vou precisar de  chamar a minha mãe para nos ajudar.

R-Raios me partam, será que é neste botão? Vou ver.

A-Adriana! Consegui!

 

S-Sim, já se entendeu.

A-Ah, se calhar devíamos tocar neste sino!

N-Não, toca no botão de emergência!

T-Topei o teu nervoso…

O-Oh, meu Deus!

S-Salvem-nos!

 

A-Ai, meu Deus, o que me aconteceu!

L-Lá se foi a energia do elevador…

V-Vá lá, tenta fazer com que o elevador abra!

E-Estou a tentar, não estás a ver?

S-Sim, mas eu estou desesperada, Francisca!

 

Rodrigo Mascarenhas, nº20, 6º1ª

- Raios me partam! Tinha de ser logo eu a ficar preso com este!

- Ora essa…

- Dá-me a tua chave do condomínio!

- Roubaram-ma…

- Iremos então morrer?

- Gosto do teu sentido de humor!

- Oh! A porta abriu-se!


Inês Martins, nº12, 6º1ª

- Mas que raio é que aconteceu?

- Agora só me faltava ficar contigo!

- Raios! Esqueci-me do bolo no forno…

- Tu estás a pensar nisso agora?

- Imagina que demoraste sete horas a fazê-lo.

- Não sei …mas demoraste mesmo sete horas a fazer um bolo?

- Sim e então? Olha, abriram a porta!


Tomás Espiga, nº22, 6º1ª

- Tomás, estás a ser parvo!

- Oh, a sério? Agora é que estás chateado comigo?

- Meu Deus! Estás tão avariado da cabeça que até o elevador avariou!

- Às vezes não te entendo. Deixa-te disso , liga para alguém que nos ajude!

- Sim, está bem, está bem, vou ligar ao assistente.


Matilde Lopes, nº18, 6º1ª

- Maldito! És tão cruel! Para de me chatear!

- Ai, tu é que começaste! Tu é que fizeste o elevador parar!

- Tu estás sempre a acusar-me de tudo o que acontece de mal connosco!

- Impressionante! Assim a mãe vai gritar connosco!

- Lindo, estás de novo a acusar-me. Chama depressa alguma ajuda.

- Desde quando é que estás preocupada? Não paravas de me chatear…

- E se fizermos as pazes? Vamos chamar já uma ajuda.

 

Lourenço, nº14, 6º1ª

- Lá se vai o meu almoço porque tu o avariaste!

- Olha, olha, agora eu é que sou a culpada?

- Uma vez, na semana passada isto já aconteceu, agora é a segunda!

- Raiva! Só sinto raiva de ti!

- Está bem, não quero saber, carrega mas é no botão!

- Não, só carrego no botão se fizermos as pazes!

- Concordo contigo, fazemos as pazes!

-Olha, então queres ir a minha casa?


João Pereira Belga, nº13, 6º1ª

- Para quieto!

- Estou com muita energia…

- Relaxa, ou  vamos ficar presos para sempre!

- Está bem, vou tentar ficar quieto.

- Isso, experimenta.

-Resultou! Felizmente já estou mehor!

- Aleluia!


Mariana Dias, nº17, 6º1ª

- Meu Deus, isto não me está a acontecer!

- Agora vou ficar aqui contigo!

- Rita, para com isso!

- Imagina, se tu não estivesses aqui, isto não teria acontecido…

- Ainda estás a gozar com a situação?

- Não quero ficar aqui nem mais um segundo!

-Ah! Finalmente!


 Diogo Carvalho, 8º1ª

DDisparate este, raios e coriscos! Tinha que ser logo eu a ficar fechado no elevador com vocês as três!

IIsto é assustador! Ora essa... liga para os bombeiros ou para o mecânico do elevador!

O- Oh, eles deverão saber o que fazer, se nos podem tirar daqui.

 G-Gostavas de sair, não me digas? Também nós, não vês o que nos está a acontecer?!Estamos todas aqui fechadas sozinhas...

O-Olha, estão a atender, finalmente! Socorro, alguém nos ajude a tirar-nos daqui.   Estamos na rua 24 da silva Borges no número 7!

 

3 comentários:

Diogo Carvalho disse...

Raios e curicos! Tinha que ser logo eu a ficar fechado no elevador com vocês as três! - Ora essa... -liga para os bombeiros ou para o mecânico do elevador!
Eles deverão saber o que fazer, senão tirarmos daqui.
Estou a ligar ó estúpidas, que mal educada que és, tu não vês o que nos está a acontecer!
Estamos todas aqui fechadas sozinhas.
Lá nos atenderam e disse :
- Socorro, alguém nos ajude a tirarnos daqui.
Estão onde?
- Estamos na rua 24 da silva Borges no 7, dentro do elevador.

Oficina de Escrita - Isabel Franco disse...

As falas dos diálogos obedecem a uma ordem, assim cada fala começa por uma letra do nome de quem escreve. Na vertical, será possível ler o nome ou apelido do autor do diálogo.
Parabéns, Diogo, pelo teu diálogo que já refizemos com essa ordem e que será publicado em breve!

Oficina de Escrita - Isabel Franco disse...

D- Disparate este, raios e coriscos! Tinha que ser logo eu a ficar fechado no elevador com vocês as três!
I- Isto é assustador! Ora essa...liga para os bombeiros ou para o mecânico do elevador!
O- Oh, eles deverão saber o que fazer, se nos podem tirar daqui.
G-Gostavas de sair, não me digas? Também nós, não vês o que nos está a acontecer?!Estamos todas aqui fechadas sozinhas...
O-Olha, estão a atender, finalmente! Socorro, alguém nos ajude a tirar-nos daqui. Estamos na rua 24 da silva Borges no número 7!