Palavra a palavra -oficina de escrita

Respirar pelas palavras é o nosso maior desafio!

segunda-feira, 31 de janeiro de 2022

Textos dos alunos - desafios de janeiro - Histórias sem a letra E e manual para um excelente 2022

   Desafios de janeiro


1)Histórias sem a letra ..? Adivinha qual a vogal proibida.

Histórias sem a letra…? Adivinha qual a vogal proibida.

Um dia, uma rapariga foi nadar mas tinha horror do mar. Nadou, nadou, a cada minuto mais assustada, coitada! Saiu logo, passados uns minutos, muito rápido.

Foi andando, andando, na praia, a cada hora a ficar mais frio! Andava ali uma gaivota a voar, por isso, salvou-a; viu-a, baixou o voo, tapou-a com as suas asas, cobrindo o corpo da rapariga.

Sofia Alves, nº20, 5º3ª

 

Vou falar de uma criança chamada Laura. Não tinha muita força. Tinha as mãos paralisadas mas tinha outra coisa: um coração muito bom. Adorava brincar ou ajudar. A Laura não vislumbrava a sua diminuição. Ajudava todos, incluindo um animal que procurava os filhos.

Um dia assistiu ao minuto mais maravilhoso que podia imaginar:  uma coisa milagrosa! A sua mão fraca ficou curada: já a podia dobrar, abrir, tocar com a palma da mão! Um sonho , ao fim de tanto aguardar!

Matilde Oliveira, nº18, 5º5ª


2)MANUAL PARA UM EXCELENTE 2022  


Manual de Instruções para um excelente 2022 

(Experimenta escrever de novo as instruções do manual, sem a letra  E)


Matilde Oliveira, nº18, 5º5ª

 1-Aproveitar os momentos mais felizes da melhor maneira.

     Sorrir a cada minuto bom da vida.

 2- Ser respeitador e ser respeitado.

    Vigiar as suas  palavras e as dos outros.

3-Cumprir as suas obrigações e esforçar-se o mais possível para isso.

    Primeiro o obrigatório e com muito cuidado.

4-Divertir-se sempre que puder.

   Partilhar o bom humor  por todo o lado.

5-Ajudar todas as pessoas de todas as maneiras possíveis.

   A cada minuto dar a mão ao mais aflito.

 

 

Clara Bento, nº2, 6º1ª

1-Passar tempo com a família e amigos. Passar horas com a família.

2-Estudar dedicadamente. Apontar notas com afinco.

3-Ler para ter um vocabulário melhor. Comprar muitos livros para ficar com um vocabulário mais rico.

4-Ter uma alimentação saudável. Optar por comidas mais ricas para o nosso organismo.

5-Ser humilde e ajudar os outros. Dar importância aos outros.

 

Clara Santos, nº3, 6º1ª

 (por lapso do jornal, nalguns casos, foi escrita logo a solução )

1-.Ter um excelente aproveitamento nos períodos. Tirar boas notas.

2-Apanhar lixo da praia. Apanhar lixo da praia.

3- Ajudar as pessoas da rua. Ajudar a multidão na rua.

4- Adotar os cães que necessitem. Adotar os animais abandonados.

5- Passar bastante tempo com a família. Passar muitas horas com a família.


Agora o contrário: experimenta incluir nestas frases  a letra  E , escrevendo o mesmo, por outras palavras mas com o mesmo significado.


Tomás Espiga, nº22, 6º1ª

 1-Brincar muito. FAZER ATIVIDADES LÚDICAS.

 2-Ajudar os amigos. SER AMIGO.

3-Tirar boas notas. Ex: (estudar para saber mais))

4-Aproveitar as aulas. Ex: (estar atento)

5-Usar a máscara. CUMPRIR AS REGRAS.

 

Histórias com as 4 letras preferidas

A Ema era uma menina que gostava de respirar bem e de ter muito ar. Gostava de sentir todo o tipo de amor: amor à natureza, às pessoas e aos animais. Gostava de nadar no mar ou remar, no barco a remo, pelo rio fora.  Um dia, como gostava muito de mel e de abelhas, foi para casa para moer e comer o seu mel que partilhava com as abelhas. Esqueceu-se que poderia atrair um enxame esfomeado que voou das colmeias para dentro de casa e foi quando se apercebeu que a sua cozinha se tinha transformado numa colmeia!

Artur Teixeira, nº1, 6º1ª        


Era uma vez uma menina que se chamava Clara. Morava num lar. Ela estava sempre a falar de uma que a vinha visitar. Clara gostava muito de a ver dançar no rio e desatava sempre a rir quando a via. Um dia, o lar fechou e Clara teve a bela ideia de ir morar para junto do rio. Todos os dias, Clara animava-se ao ver a rã.

Clara Santos, nº3, 6º1ª                    

 Um dia, Ana esqueceu-se do pin do telemóvel. Perguntou ao pai se tinha o número mas ele não sabia e até lhe disse uma piada. A Ana ficou muito zangada, saiu e não disse nada. Quando chegou o dia dos anos da Ana, o pai ofereceu-lhe um caderno pequeno para escrever todos os códigos que precisasse. Quando se sentou a escrever percebeu que tinha todos os códigos com a sua data de nascimento, o dia dos seus anos. Percebeu que não havia razão para se ter esquecido e que deveria ter um código mais seguro.

Dinis Passos, nº4, 6º1ª        


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